Evento

Santo António - 800 anos do nosso Santo Franciscano

Santo António - 800 anos do nosso Santo Franciscano

Share button Partilhar

Descrição

Lisboa vai celebrar o Jubileu dos 800 anos de Santo António como Franciscano - com um programa repleto de actividades culturais, que irão decorrer até janeiro de 2021. O evento será organizado pela Igreja de Santo António de Lisboa, Museu de Lisboa – Santo António, Centro de Estudos e de Investigação de Sto António, Bens Culturais da Igreja - Secretariado Nacional, Mosteiro de São Vicente de Fora e Quo Vadis Lisboa - Turismo > Patriarcado.

Santo António, o santo português mais venerado no mundo, nasceu em 1191 em Lisboa, com o nome de Fernando e foi criado junto à Sé, local onde obteve os primeiros estudos. Ingressou na Ordem dos Cónegos Regulares de Santa Cruz, no Convento de São Vicente de Fora, e depois no Convento de Santa Cruz de Coimbra, onde completou os estudos. Após tomar conhecimento do martírio dos Santos Mártires de Marrocos, que tinha conhecido em Coimbra, optou por tornar-se franciscano em 1220. Nesse ano, partiu de Lisboa para Marrocos e mais tarde irá para Itália, onde revelou toda a sua sabedoria, tornando-se uma referência incontornável na igreja.

PROGRAMAÇÃO

Celebrações Litúrgicas a valorizar
• FESTA DA TRASLADAÇÃO OU FESTA DA LÍNGUA
No dia 16 de Fevereiro, evoca-se a descoberta da língua incorrupta de Santo António, mais de trinta anos após a sua morte por São Boaventura.

• FESTA DA CANONIZAÇÃO DE SANTO ANTÓNIO
No dia 30 de Maio de 1232, Frei António é canonizado pelo papa Gregório IX, ainda não se tinha completado um ano sobre a sua morte.

• FESTA DE SANTO ANTÓNIO DE LISBOA
No dia 13 de Junho, Lisboa e Pádua comemoram igualmente a passagem por este mundo de um português que pregou a fé e morreu em Pádua.

• FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
No dia 15 de Agosto, celebra-se tradicionalmente o dia do nascimento de Santo António Lisboa.


Exposição Permanente
Museu de Lisboa - Santo António
SANTO ANTÓNIO DE LISBOA
terça - domingo, 10h00 - 18h00

O núcleo de Santo António do Museu de Lisboa dá a conhecer a figura do Santo, enfatizando a sua relação com Lisboa, cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos. Na exposição é destacada a rica iconografia de Santo António, mostrando como se construiu a sua imagem ao longo dos séculos; refere-se a sua carreira militar póstuma, no decurso da qual ocupou, desde o século XVI, diversos cargos em Portugal, no Brasil, em Macau e em países africanos; a história da Igreja que lhe é dedicada, erguida no local tradicionalmente considerado o do seu nascimento; o culto que lhe é prestado e as formas singulares de que se reveste em Portugal e nos países de evangelização portuguesa; e por fim, a sua reputação de milagreiro, as tradições que lhe estão associadas (santo casamenteiro, santo dos objetos perdidos) e as diversas festividades (a procissão, os casamentos, os arraiais, as marchas) completam o circuito expositivo.


Exposição Temporária
Museu de Lisboa - Santo António
Santo António, de Lisboa e Pádua
30 JAN 2020 A 12 ABR 2020
terça - domingo, 10h00 - 18h00

Exposição que convida a revisitar as fotografias que Marc Sarkis Gulbenkian fez para o livro “Santo António de Lisboa e Pádua. Viagem a uma devoção ímpar”, de António Mega Ferreira, e que o levou a percorrer os locais que ainda hoje conservam vestígios da passagem do Santo.

Fotografias Marc Sarkis Gulbenkian | Textos António Mega Ferreira


Exposição Temporária
Igreja da Conceição Velha, Lisboa
Vita Prima – Os anos de Santo António em Portugal
Inauguração: a definir

Coordenação Sandra Costa Saldanha

Concurso e exposição digital
TRONOS DE SANTO ANTÓNIO
Até 2 de junho, às 18 horas, pode submeter a sua proposta.
Mais informações >


Rota de Santo António em Lisboa
11 Jul | 8 Ago | 12 Set | 10 Out | 14 Nov | 12 Dez | 9 Jan
Ponto de encontro: 10h na Igreja de Santo António de Lisboa
No segundo sábado de cada mês, ao longo de uma manhã (10h > 12h), os participantes visitam alguns dos locais que ainda conservam vestígios da vida de Santo António em Lisboa. Percurso: Igreja de Santo António > Sé de Lisboa > Igreja de São João da Praça > Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora > Capela do Vale de Santo António


Visita guiada à Igreja de Santo António
11 Jul | 8 Ago | 12 Set | 10 Out | 14 Nov | 12 Dez | 9 Jan
Ponto de encontro: 15h na Igreja de Santo António de Lisboa
No segundo sábado de cada mês, durante uma hora (15h > 16h), os participantes visitam a Igreja onde nasceu Santo António.


Peddy papper para famílias: “O Mosteiro de Santo António”
25 Jul | 29 Ago |26 Set | 31 Out | 28 Nov |26 Dez
Ponto de encontro: 15h no Mosteiro de São Vicente de Fora
No último sábado de cada mês (15h > 17h), os participantes poderão conhecer as rotinas dos monges no mosteiro medieval de São Vicente de Fora, tal como a do Santo António quando ali viveu.


Caminhos de Santo António
No âmbito da programação que está a ser desenvolvida entre Lisboa e Coimbra para este Jubileu, surge a iniciativa de criação do Caminho de Santo António, de Coimbra para Lisboa. Este itinerário pretende modelar o caminho (aproximado) que Santo António poderá ter feito de Coimbra até Lisboa com o intuito de partir para Marrocos.
Lançamento oficial: a definir


MARCAÇÕES / INFORMAÇÕES
215898810
turismo@quovadislisboa.com
www.quovadislisboa.com

ORGANIZAÇÃO
Museu de Lisboa - Santo António
Centro de Estudos e de Investigação de Sto António
Igreja de Santo António de Lisboa
Bens Culturais da Igreja - Secretariado Nacional
Mosteiro de São Vicente de Fora
Quo Vadis Lisboa - Turismo > Patriarcado Lisboa

Siga-nos

Siga-nos nas redes sociais